Pimenta com cominho.

Não compreendo quando dizem que cozinhar é um dom, compreendo como forma de expressão, assim como um pintor se comunica através de quadros ou um jornalista com seus artigos.

Filmes como “Ratatouille” e “Como água para chocolate” conseguiram que eu entendesse essa estranha manifestação. Sem palavras, me permito dizer dos meus afetos aos meus afetos, as minhas dores aos meus desafetos, é tão intenso ao expressar o amor e tão brando para não excitar a ira (não sou santa, mas é bom seguir este conselho bíblico) daqueles que em algum momento fizeram nascer úlceras em minha alma.

Expressar o vazio de sentimentos ou a frustração é triste lição aprendida pois, os sentidos adormecem aos poucos e a vida perde o sabor, a ciranda de coisas que fazem sentido e a vida ganha um gosto amargo que logo transforma-se em adjetivo pessoal.

Um dia adentrando a cozinha percebi o velho perfume aromático, tão íntimo, forte e conhecido. Minha bancada com os ingredientes dispostos, começaram a ganhar formas sensuais, colorido alegre e definido, sem nuances acinzentadas. Mãos adormecidas e todo o tato produziram uma ode ao amor que voltou em um tempero quente, único e especial: pimenta com cominho, não era qualquer ingrediente, é o tempero da minha vida.

Quero praticar muito esse tipo de manifestação, nada sem prática leva a perfeição, ser entendida pelo paladar, pelo olfato, por textura ou apresentação; já que não encontro palavras, busco esta “alquimia” para dizer o quanto me encanto por este sabor, que redescobri meus sentidos e que minha cozinha seguirá devota a este tempero que salvou uma receita já julgada perdida.

Besos

La bruja andaluza.

Esse post foi publicado em Culinária, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

